Um olhar psicopedagógico sobre os desafios emocionais e escolares dos nossos filhos
Por Felipe Valladares Dominguez
Diretor do Colégio Lectus | Psicopedagogo | Gestor Escolar | Administrador | Empresário
Introdução
Muitos pais se perguntam: por que meu filho tem dificuldade de aprender, mesmo frequentando boas escolas? A resposta pode estar além do conteúdo ou da metodologia. Neste artigo, vamos explorar, sob um olhar psicopedagógico, os fatores emocionais, familiares e sociais que atravessam o processo de aprendizagem.
Como psicopedagogo e diretor do Colégio Lectus, compartilho aqui reflexões baseadas em experiências pessoais e profissionais para ajudar famílias a compreenderem o que está por trás de comportamentos e resultados escolares.
A escola pode machucar?
A escola deve ser um ambiente de crescimento e acolhimento. Mas, quando há excesso de cobrança, comparação e pressão por desempenho, ela pode se tornar um espaço de frustração.
O fracasso escolar, muitas vezes, é visto como preguiça, falta de atenção ou “desinteresse”. Mas o que não se vê é que esse comportamento pode ser sintoma de dores emocionais não elaboradas.
“A aprendizagem não é apenas cognitiva. Ela também é afetiva, social, simbólica e subjetiva.”
Emoções, vínculos e escuta: o tripé da aprendizagem
A aprendizagem significativa acontece quando há vínculo, segurança emocional e escuta ativa.
Sem isso, o aluno se sente inseguro, retraído ou resistente e o máximo que pode acontecer é a famosa “decoreba”. É comum observar que crianças com dificuldade de aprendizagem estão lidando com separações, ausência de limites, baixa autoestima ou desconexão com os pais.
“Estamos formando uma geração de filhos órfãos de pais vivos.”
A psicopedagogia nos mostra que os conteúdos escolares só se fixam quando a criança sente que pode experimentar, errar, construir e ser vista de forma integral.
Como a escola pode ajudar?
No Colégio Lectus, trabalhamos com um olhar ampliado sobre o aluno. Acreditamos que uma educação de qualidade vai além do currículo formal:
- Envolvemos a família no processo de aprendizagem
- Priorizamos o vínculo entre professores e estudantes
- Desenvolvemos inteligência emocional desde os primeiros anos
- Criamos um ambiente onde o erro é parte do caminho para o sucesso
- A avaliação é contínua, dialógica e respeita o tempo de cada aluno.
Muito além da nota: preparar para a vida
A dificuldade de aprendizagem não deve ser vista como obstáculo, mas como um convite à escuta e à construção conjunta.
Nossa missão não é apenas preparar para provas ou vestibulares, mas formar indivíduos criativos, pensantes, resolvedores de problemas e comunicadores, preparados para os desafios da vida real.
“Não queremos apenas aprovação no vestibular. Queremos sucesso na vida.”
Conclusão
Se você percebe que seu filho está enfrentando dificuldades na escola, seja na aprendizagem, na motivação ou na convivência, saiba que ele não está sozinho.
A psicopedagogia pode ser uma ponte entre a dor e o desenvolvimento e o Colégio Lectus está aqui para caminhar com você e sua família nessa jornada.
Quer conversar mais sobre isso?
Entre em contato com nossa equipe pedagógica e conheça a proposta do Lectus.




