Motivação e pertencimento.

Imaage: Motivação e pertencimento.

Qual a relação destes dois conceitos na rotina escolar do seu filho?

Promover a motivação dos estudantes em sua rotina é papel fundamental da escola, e uma premissa no processo da aprendizagem. Considerada uma pressão interna surgida de uma necessidade, guiando e mantendo a conduta até que alguma meta ou objetivo sejam atingidos, ela parte de um ser único, mas pode receber inputs externos. Os motivos são energizadores que dinamizam as atitudes.

E para estar motivado é preciso se sentir pertencente à um determinado espaço. Ter a oportunidade de colocar-se no mundo e significar a própria existência, permite que o indivíduo passe a dar o que há de melhor dentro de si para aquele propósito em questão.

Neste artigo vamos abordar a relação da motivação e do pertencimento na rotina escolar do seu filho. Boa leitura!

O que é motivação e qual a sua importância?

A motivação é o que impulsiona as pessoas a agir em direção a seus objetivos e a se esforçarem para alcançá-los. Quando estamos motivados, temos mais energia, foco e determinação para enfrentar desafios e superar obstáculos.

Além disso, a motivação pode melhorar nossa autoestima, confiança e senso de realização, o que pode ter um impacto positivo em todas as áreas de nossas vidas, incluindo a carreira, a saúde e os relacionamentos pessoais.

Por outro lado, a falta de motivação pode levar à procrastinação, à falta de progresso e à sensação de estagnação, o que pode levar à insatisfação e ao desânimo. Portanto, é importante cultivar e manter a motivação em nossas vidas para alcançarmos nossos objetivos e vivermos plenamente.

O que é pertencimento e qual a sua importância?

Pertencimento é o sentimento de fazer parte de um grupo ou comunidade. É a sensação de que se é aceito, valorizado e reconhecido como um membro importante e integral do grupo. O pertencimento pode ser encontrado em diferentes áreas da vida, como na família, no trabalho, na escola, em grupos sociais e muito mais. É um aspecto fundamental da natureza humana, pois estamos naturalmente inclinados a nos conectar com outras pessoas e a estabelecer relações significativas e duradouras.

Quando nos sentimos parte de um grupo, isso pode trazer uma sensação de segurança, conforto e bem-estar emocional. Além disso, a sensação de pertencimento pode aumentar a autoestima e a autoconfiança, pois nos sentimos valorizados e apreciados pelo que somos.

No entanto, o sentimento de não pertencer a um grupo pode ser bastante doloroso e pode levar a problemas emocionais como solidão, ansiedade e depressão. É importante lembrar que o pertencimento não deve ser visto como uma necessidade de conformidade, mas sim como a capacidade de encontrar um lugar onde se sinta confortável e aceito, sem precisar sacrificar sua individualidade.

Como os conceitos de motivação e pertencimento se correlacionam no universo escolar?

A motivação e o pertencimento estão intimamente relacionados em qualquer contexto, pois o sentimento de pertencer a um grupo ou comunidade pode ser altamente motivador.

No âmbito escolar, quando um estudante se identifica com um grupo, sente-se parte dele e, consequentemente motivado e engajado a participar ativamente das atividades e objetivos propostos. Quando se sentem pertencentes, se tornam animados para aprender a fazer a diferença no universo em que estão inseridos, considerando inclusive como será o seu futuro como consequência de toda esta jornada do presente.

Os estudantes mais motivados persistem por mais tempo para aprender, não desistem de desafios e têm melhor desempenho nas aulas e avaliações. A questão é tão importante que se tornou alvo de inúmeros estudos ao redor do mundo.

Por outro lado, a falta de pertencimento pode levar à falta de motivação e até mesmo ao isolamento social. Alunos desmotivados são distraídos, desinteressados e relutantes em se envolver com o proposto já que não se sentem pertencentes àquele espaço.

O pertencimento em alinhamento com a motivação são importantes indicadores de aprendizagem e realização.

Confira 4 fatores promovidos pelo senso de pertencimento e motivação na rotina dos estudantes:

Desempenho

A motivação dos estudantes reflete diretamente no seu desempenho: notas mais altas, maior frequência em sala de aula, participação ativa, bons relacionamentos, amor pela escola, pelos professores e muito mais. Quando um estudante está motivado, a sensação de pertencimento se renova o tempo todo e os alunos consolidam seu aprendizado.

Menos procrastinação

A desmotivação e falta de pertencimento geram procrastinação. Comum na rotina dos estudantes, quando procrastinam, acabam se dispersando em sala de aula ou fugindo de fazer algo importante, como uma lição, estudos ou trabalhos escolares. Porém, quando estamos motivados, todas as obrigações são realizadas com fluidez e menos resistência, resolvendo tudo mais rápido e com melhor qualidade.

Disciplina

Alunos motivados e com senso de pertencimento esperam com alegria pelo início de mais um dia de aula, acordam felizes e encontram na escola umsegundo lar. Logo, tudo flui melhor, inclusive no relacionamento com seus colegas, professores dirigentes e na comunidade escolar como um todo.

Sabemos que casos de indisciplina são comuns nas escolas. No caso de turmas com alunos desmotivados, a situação é ainda mais delicada já que podem perder o respeito pelo lugar e pelas pessoas envolvidas em todo o cenário escolar.

Concentração

Com concentração, o aprender se torna prazeroso já que o estudante naturalmente demonstra interesse pelo assunto trabalhado e não se dispersa com facilidade. Com seu nível de concentração alto, ele consegue absorver os conteúdos propostos com menor sentimento de “obrigação”.


Em resumo, o pertencimento é um aspecto importante da vida humana, motivando o indivíduo a executar um papel importante no cenário em que ele está inserido. Para os estudantes, traz benefícios significativos para a sua saúde mental e emocional, sentindo-se valorizado e aceito sem perder sua individualidade e autenticidade.

A motivação e senso de pertencimento dos estudantes, muitas vezes, é comprometida pela falta de habilidades socioemocionais e má gestão das emoções. Por este motivo, invista em uma instituição com ensino de qualidade e com um olhar voltado ao potencial individual de cada estudante, resgatando sua autoestima e autoconfiança.

Recuperar e manter sua inteligência socioemocional permite o desenvolvimento de habilidades de interação social, melhoria do ambiente familiar, rendimento escolar e muito mais.

 

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