Metodologias ativas e seus benefícios às práticas pedagógicas

Imaage: Metodologias ativas e seus benefícios às práticas pedagógicas

Conheça as ferramentas educacionais que permitem a interação entre os estudantes

Atualmente a importância do desenvolvimento da autonomia se faz mais presente do que em qualquer outra época, visto que a era tecnológica trouxe a informação e compartilhamento de conhecimentos em velocidade rápida. Dessa forma, é necessário explorar ferramentas educacionais que permitam a interação entre os estudantes com incentivo a comunicação e abordagens novas que integrem a teoria à prática.

E neste contexto, as metodologias ativas são estratégias de ensino que permitem que o aluno se torne o protagonista do seu aprendizado e que o professor atue como um mediador no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o aluno é motivado a participar de discussões e debates em sala de aula com o objetivo de resolução de problemas e apresentações de trabalhos em grupo. Portanto, atividades que em sua essência trazem o intuito de colocar a “mão na massa” são extremamente importantes para o despertar do interesse ao conhecimento e, consequentemente, torna o aluno o centro do seu aprendizado. Desvendamos a metodologia de aprendizagem aqui!

A aplicação de metodologias ativas tem como objetivo ser uma ferramenta útil para buscar o interesse e a motivação dos alunos, sendo, portanto, uma prática que contribua para diferentes interações intelectuais e tecnológicas.

Conheça as principais metodologias ativas aplicadas em um ambiente escolar e o seu impacto nas práticas pedagógicas:

Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based-Learning)

Metodologias ativas e seus benefícios às práticas pedagógicas

Esse processo resume-se em estimular a proatividade e o aprimoramento pessoal e prepara o aluno para resolução de situações reais. Essa metodologia consiste primeiramente no entendimento do problema através da interação entre os alunos, problematização, interpretação e avaliação dos resultados.

A Aprendizagem Baseada em Problemas é fundamentada na Pedagogia Construtivista, pois desenvolve nos alunos a responsabilidade individual e colaborativa para levantar questões e resolvê-las, além de realizar uma autorreflexão, já que o próprio estudante monitora seu aprendizado, sendo o professor um facilitador, orientando os alunos nas discussões.

Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based-Learning) 

Metodologias ativas e seus benefícios às práticas pedagógicas

Essa metodologia ativa busca motivar o aluno a desenvolver a capacidade de adquirir conhecimento através do “aprender a fazer”, ou seja, trabalhar com situações-problemas envolvendo o conteúdo curricular, de forma que possa desenvolver-se tanto no aspecto socioemocional quanto no aspecto cognitivo.

A Aprendizagem Baseada em Projetos oferece maior autonomia ao aluno, pois permite que ele pesquise e busque informação instigado pela curiosidade e vendo a aplicação do conhecimento em seu cotidiano. O aluno desenvolve seu projeto em grupo, trabalha com prazos, definição de temas, uso de recursos dentro e fora do ambiente escolar e socialização de resultados, envolvendo a comunidade escolar como um todo.

Aprendizagem Baseada em Times (Team-Based-Learning -TBL)

 Metodologias ativas e seus benefícios às práticas pedagógicas

O método é colaborativo e valoriza o conhecimento prévio dos alunos, pois é realizada uma discussão em grupo de um tema já conhecido por eles ou até mesmo inédito. O professor pode sugerir trabalhar com artigos de revisão sobre o tema central a ser abordado e incentivar os alunos a trabalhar com pesquisa, leitura e interpretação.

Ao aplicar a Aprendizagem Baseada em Times, estimula-se o trabalho em equipe, a interação e desenvolvimento de habilidades de comunicação que, do ponto de vista pedagógico, traz maior interação e dinâmica às aulas.

Instrução por Pares (Peer-Instruction)

 

Os alunos são estimulados a realizar a aplicação dos conteúdos abordados no momento da aula em atividades feitas em duplas, onde um aluno explica o que compreendeu para o colega. Os pares agem como mediadores do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo em si a responsabilidade.

O professor é o mediador e conduz os alunos para discussões mais reflexivas e diversas abordagens e assim, são incentivados a buscar respostas diferentes para uma mesma questão, motivando-os à uma participação ativa e promovendo um ambiente descontraído.

Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)

Metodologias ativas e seus benefícios às práticas pedagógicas 

Nesse modelo trabalha-se os conteúdos vistos previamente pelo aluno, seja por meio de vídeos, podcasts, leitura de livros, artigos ou materiais didáticos. O professor faz uma seleção desses materiais ou até mesmo produz um material de sua autoria e posta em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde os alunos terão acesso e realizarão o estudo. A sala de aula torna-se um local para aplicação dos conteúdos já estudados, ou seja, serão feitas atividades de resolução de problemas, plantão de dúvidas, projetos, exercícios, discussões, laboratórios ou apresentações.

Essa modalidade permite diversificar a forma de aprendizagem, considerando a individualidade de cada estudante e torna o ensino mais flexível, personalizado e desenvolve o senso de responsabilidade, pois encoraja uma postura mais proativa dos alunos.

Torneios de Jogos em Equipes (Teams-Games-Tournament-TGT)

 Metodologias ativas e seus benefícios às práticas pedagógicas

Os alunos são divididos em grupos heterogêneos, nessa técnica eles são incentivados a auxiliar uns aos outros, oferecendo aos estudantes que possuem dificuldades com o conteúdo, oportunidades iguais de alcançar seu objetivo. Os torneios de jogos são baseados em jogos de perguntas e respostas como por exemplo: questões de múltipla escolha, como um quiz; jogos de verdadeiro ou falso e questões objetivas no geral.

Essa metodologia é classificada como cooperativa, no qual os integrantes das equipes se organizam para ganhar pontuações e receber uma recompensa final mediante a um desempenho melhor. Dessa maneira, cria-se um ambiente de competição saudável, trabalha-se o desenvolvimento de estratégias e raciocínio lógico, além de garantir uma aula mais divertida e animada.

Há diversas possibilidades para aulas mais dinâmicas e ativas com ou sem o uso de tecnologias educacionais, o mais importante é saber o objetivo a ser alcançado de acordo com a metodologia escolhida, além de oferecer um ensino moderno e incentivar o potencial dos alunos!           
 

Criado por Colégio Lectus
Image
O Colégio Lectus preparou esse espaço para compartilhar conteúdo relevante do mercado da educação, fornecendo ideias e mostrando as tendências mais modernas na área. Inscreva-se abaixo e fique por dentro de todas as novidades!