Desvendando a metodologia ativa de aprendizagem

Imaage: Desvendando a metodologia ativa de aprendizagem

Entenda por que ela é essencial para o futuro dos seus filhos

A metodologia ativa ganha cada vez mais espaço nas escolas brasileiras. Com recursos que tornam possível desenvolver o espírito participativo e exposição de ideias, o seu ganho vai além da sala de aula, com reflexos visíveis que serão levados para toda a vida como o estímulo a habilidades cognitivas e socioemocionais, tão importantes para a formação de cidadãos atuantes e futuros profissionais valorizados no mercado de trabalho. Empatia entre os pares, estímulo à colaboração e ao desenvolvimento do senso crítico, desenvolvimento de senso de pertencimento e de responsabilidade são apenas alguns dos benefícios vislumbrados no futuro. 

Tratando-se exclusivamente dos benefícios para o estudante no processo de aprendizagem, levantamos em outra matéria as principais vantagens da utilização da metodologia ativa.

E é por isso que o método tradicional onde o professor, detentor de conhecimento, transmite o conhecimento aos alunos, não é mais suficiente. Estamos falando de estudantes da Geração Z, indivíduos que já nasceram imersos nos benefícios e desafios que a tecnologia proporciona. Assim, a educação se molda para se adequar e acompanhar as necessidades dos nativos digitais. Se anteriormente eram meramente passivos e ouvintes, a metodologia ativa transforma os estudantes em ativos e produtores de conhecimento.

A metodologia ativa muito além da sala de aula

Como vem se mostrando muito eficiente em função do seu modelo de aprendizagem mais interativo, a Forbes elencou a metodologia ativa como principal tendência de aprendizagem no ensino fundamental e médio em 2018.

Experiências da Universidade de Stanford, comprovaram que estudantes que aprenderam fazendo tem um desempenho 30% mais alto do que os colegas que desempenharam um mesmo exercício de maneira convencional. É um ganho enorme no processo de aprendizagem!

Mas utilizar o método a seu favor potencializa além dos benefícios em sala de aula, mas é um aprendizado que se leva para toda a vida. Na vida adulta, seja pessoalmente ou no ambiente corporativo, essas 3 #dicaslectus devem ser levadas para além do contexto escolar.  

Estude e baseie-se em estudos de caso para endossar seus estudos

Desvendando a metodologia ativa de aprendizagem

O estudo de caso é uma abordagem de ensino baseada em situações de contexto real, poderosas para desenvolver competências e habilidades relativas à resolução de problemas, à tomada de decisão, à capacidade de argumentação e ao trabalho efetivo em equipe. Instrumento utilizado por escolas e universidades em todo o mundo, têm como objetivo provocar alunos, educadores e gestores a refletir e a se colocar em situações que envolvem tomada de decisões. A partir dele também é possível identificar boas práticas, exercício importante para reflexão de como poderíamos resolver a situação diferente do proposto.

Realize troca de aprendizados com os colegas

Desvendando a metodologia ativa de aprendizagem

O estudo em pares faz com que os indivíduos se tornem responsáveis por alguém além deles mesmos, abordando os assuntos que mais dominam e repassando o conhecimento. Ao mesmo tempo, absorvem temas que não são de sua alçada e o aprendizado se potencializa. Isso porque é ensinando que se aprende. E pode parecer clichê, mas é inegável que a melhor maneira de fazer algo com excelência é mostrando como se faz. A troca de conhecimento muda o formato de aprendizado hierárquico, em que o professor ensina e o aluno só aprende.

E no contexto da sala de aula, falando sobre estudantes, tem um ponto muito importante se considerar: o modo informal como os alunos explicam um assunto ao colega e até mesmo a utilização de gírias podem ajudar na absorção do conteúdo e reforçam o aprendizado. Sabemos que o professor não oferece este ganho em um modelo tradicional de ensino.

Invista em recursos online

Desvendando a metodologia ativa de aprendizagem

A tecnologia invadiu a sala de aula, isso é um fato. Mas atualmente existem diversos recursos digitais que potencializam o aprendizado. É o caso do Sway, um recurso digital da Microsoft que permite a criação de páginas web para elaboração de apresentações, trilhas de aprendizagem, ou qualquer outra produção digital, como portfólios. A vantagem para a produção do conteúdo digital é a facilidade de elaboração e compartilhamento, além de um design diferenciado, com efeitos poderosos para dar destaques às imagens. Assim você pode estudar enquanto cria as apresentações e compartilha este aprendizado repassando o conteúdo. Demais né!

6 vantagens da metodologia ativa pra toda a vida

O conceito da metodologia ativa você já conhece, assim como as ferramentas para desenvolvê-la em sala de aula. Falamos sobre este último ponto no artigo 3 recursos para aplicar a metodologia ativa em sala de aula. Mas e suas as vantagens? São muitas, acredite! Mas listamos a seguir os principais benefícios do emprego da metodologia ativa no processo de aprendizagem para o ser humano enquanto indivíduo.

São vantagens que preparam o aluno para enfrentar os desafios da vida adulta com mais segurança.

 

Coletividade

Na metodologia ativa os professores só indicam o tema, focos de estudo, determinam prazos e fontes de pesquisa. Desta forma, os alunos são estimulados a buscarem seu próprio conhecimento e desenvolver temas e questionamentos que serão compartilhados em sala de aula posteriormente. Este processo desenvolve a autonomia e independência ao passo em que vão aprimorado seus próprios métodos de pesquisa, absorção de conteúdo e compartilhamento de informações com os colegas. E sabemos que espírito de coletividade é essencial para as boas relações, independente do contexto.

Protagonismo

Trazer o protagonismo ao aluno a partir do próprio aprendizado desenvolve competências para torná-lo autônomo na construção do seu conhecimento para toda a vida. Isso ocorre porque o que antes era atribuído ao professor em sala de aula, agora é uma responsabilidade dos próprios alunos, incentivados a ter autoridade perante os seus estudos e responsabilidade nesta entrega. Isso os torna seguros e estimula o comprometimento e competência, inclusive na vida adulta. A reflexão de como ocorre o processo de construção da aprendizagem permite que se aperfeiçoe o método e o utilize por toda a vida, independente do contexto em que está inserido.


Independência

Quando se estimula o aluno a buscar o seu próprio conhecimento, a escola desenvolve sua independência e autonomia. A independência nos alunos estimula a conquista de habilidades e características como organização e administração do tempo para estudos, sociabilidade, segurança na tomada de decisões, autoestima e muito mais. Um adulto verdadeiramente independente é seguro de suas decisões, destemido e engajado com propósitos.

Mais criatividade

O objetivo maior deste sistema de ensino é transformar a mentalidade do indivíduo. E a partir do momento em que ele é estimulado a apresentar uma pesquisa superior em termos de qualidade e sair do senso comum, automaticamente desenvolve competências e habilidade para fazer sempre mais e melhor, se tornando mais criativo e entregando propostas de valor superior.

Raciocínio lógico

O processo em que se dá a estruturação de um pensamento lógico até a resolução de um problema não auxilia apenas o desempenho do indivíduo enquanto aluno e sim o prepara para o mercado de trabalho. Indispensável para seu amadurecimento pessoal e social, todos os estudos realizados que culminam na discussão em sala de aula, colaboram para o desenvolvimento dessa competência devido à troca de experiência e ao estímulo à consciência sobre o assunto proposto.

Motivação

A forma como as atividades são trabalhadas estimulam a construção de conhecimento, independência e engajamento com o projeto. A partir do momento que os alunos buscam respostas sobre os assuntos por meio do empirismo e trabalhos práticos, desperta o pensar e agir. Ao mesmo tempo, as dificuldades e empecilhos os instigam a buscarem formas diferentes de resolução. Porque convenhamos, a motivação move o mundo: nas relações pessoais, no ambiente de trabalho e nas ambições para todas as conquistas.

Adotar novas práticas e inovar no ambiente educacional é essencial diante da evolução da tecnologia e das novas demandas de comportamento dos alunos. Por isso, valorize instituições que empregam métodos que transformem o indivíduo enquanto serem humanos e com benefícios para a vida adulta. Assim você contribui para transformar substancialmente a educação no Brasil.

Criado por Colégio Lectus
Image
O Colégio Lectus preparou esse espaço para compartilhar conteúdo relevante do mercado da educação, fornecendo ideias e mostrando as tendências mais modernas na área. Inscreva-se abaixo e fique por dentro de todas as novidades!