5 ferramentas gratuitas essenciais para extrair o melhor das aulas on-line

Imaage: 5 ferramentas gratuitas essenciais para extrair o melhor das aulas on-line

Elencamos abaixo as principais ferramentas para aulas on-line, confira!

Que a tecnologia invade ano a ano as salas de aula nós já sabemos! Mas já pararam para pensar em quanto o isolamento social provocado pela COVID19 estimulou a inovação tecnológica neste ambiente? E é fato: descobrimos que podemos ser produtivos e eficientes virtualmente e por este motivo os formatos híbridos vieram para ficar! E neste contexto, as ferramentas que viabilizam este processo forneceram segurança e estabilidade, garantindo a transmissão de conhecimento e a troca de aprendizados entre os participantes. Mais quais são as principais delas para começar, dentre tantas outras disponíveis no mercado? Vem com a gente que mostramos, não tem mistério.

GOOGLE CLASSROOM

Plataforma de ensino on-line ativa desde 2014, devido à pandemia se tornou a ferramenta mais utilizada entre os sistemas de ensino no mundo. Além de viabilizar a comunicação, o educador consegue postar atividades, provas e documentos de uma forma rápida e segura com uma comunicação leve e fluida com o aluno!

Simples de usar e extremamente estável, a plataforma é intuitiva e confiável, tornando o cotidiano virtual do professor/aluno muito mais organizado e eficiente, com todas suas informações salvas na nuvem, evitando que se percam no processo.

5 ferramentas gratuitas essenciais para extrair o melhor das aulas on-line

GOOGLE HANGOUTS MEET

Existem diversas ferramentas de vídeo conferência, mas certamente o Google Hangouts Meet é considerada a mais segura delas. Nela apenas os usuários da mesma organização estão aptos a assistir às reuniões, garantindo assim a integridade de todos os participantes sem a preocupação com invasões que possam interferir as aulas e a integridade dos alunos. Recentemente isso ocorreu em Salvador com alunos do ensino infantil. Não se sabe a plataforma utilizada, mas a in vasão gerou extremo desconforto entre pais, professores e alunos

É possível também que o professor divida sua tela com os alunos, compartilhando apostilas, documentos, vídeos e quaisquer outros arquivos que se encontram no repositório do seu computador, otimizando o seu tempo em detrimento do compartilhamento deste mesmo conteúdo por e-mail ou outros canais.

Outro recurso muito interessante nessa ferramenta é a opção de gravação das aulas, onde os pais e responsáveis podem ter acesso ao conteúdo exibido. Após o encerramento das aulas, o arquivo da gravação é enviado para o Google Drive de cada professor, assegurando assim que nada seja perdido.

GOOGLE JAMBOARD

O Jamboard é uma ferramenta Google de acesso grátis que funciona como um quadro branco na nuvem. Isso quer dizer que tudo o que for escrito ali pode ser compartilhado com quaisquer pessoas e ser acessado a qualquer momento.

Ela veio para auxiliar aqueles professores que sentem falta de repassar o conhecimento escrevendo na lousa, mas a ferramenta vai muito além disso, sendo um verdadeiro espaço de colaboração onde professor e aluno podem interagir de forma simultânea e instantânea, tornando a aula muito mais divertida e colaborativa.

Acompanhado de uma mesa digitalizadora, o professor consegue extrair muito mais da ferramenta, uma vez que consegue trabalhar com mais qualidade e agilidade, podendo criar desenhos, gráficos e anotações.

YOUTUBE

Este é um velho conhecido de todos, mas após o isolamento social se tornou um forte aliado das aulas on-line. Anteriormente a maioria das crianças e adolescentes utilizam o site apenas de forma recreativa e não aproveitavam todos os seus recursos potenciais ocultos.

Como funciona? Para quebrar um pouco a mesmice, o professor tem à sua disposição uma infinidade de canais que podem apoiar a transmissão de conteúdo e desenvolver melhor o aprendizado. Com a introdução da ferramenta às aulas, o professor consegue prender a atenção dos alunos com mais facilidade, já que o recurso de áudio e vídeo ainda é a forma que mais instiga a curiosidade, em qualquer contexto de aprendizado.

KAHOOT!

Quem não adora uma competição? Essa é a essência do Kahoot!, uma plataforma de ensino baseada em jogos em que os alunos disputam entre si para ver quem sabe mais, tornando as aulas muito mais interessantes e o aprendizado natural e fluido.

Dentro da plataforma os professores conseguem criar quizzes personalizados de cada matéria ou mesmo aproveitar quizzes criados por outros usuários. Todos os jogos são de múltipla escolha, ficando a critério do professor selecionar o tempo e a pontuação de cada quiz. Além disso, o Kahoot! forneve relatórios personalizados de cada aluno, facilitando assim a análise de desempenho individual, servindo inclusive como processo de avaliação.

Na área da educação, com a paralisação das instituições de ensino, muitos educadores não passaram por um treinamento para a nova rotina à distância, e precisaram contar com recursos online de confiança que ajudariam no planejamento e acompanhamento do aluno. Mesmo as escolas que tinham como premissa a tecnologia a favor da educação passaram por desafios. A tecnologia, antes importante, agora é essencial. E aqui no Lectus, já utilizamos recursos online em diversas frentes de atuação, então aprimoramos as funcionalidades a nosso favor no cenário online. E nada melhor do que a utilização na prática para indicar ferramentas robustas.

Lembrando que somos pioneiros na implantação da metodologia ativa de aprendizado e falamos aqui que o investimento em recursos online é uma das técnicas que leva o conceito para além da sala de aula.

Neste novo cenário digital, é essencial que os professores se equipem com ferramentas de tecnologia inovadoras como apoio para o processo educacional. A tecnologia é um assistente de confiança que auxilia a tornar os processos de ensino e aprendizagem mais agradáveis e este é um forte legado do isolamento social.

Neste artigo entregamos 5 ferramentas essenciais e suas principais funcionalidades, mas há outras diversas com objetivos distintos que podem servir como grande apoio no cenário online: aulas interativas, gerenciamento de sala de aula, fontes de conteúdo, design audiovisual, comunicação e colaboração, entre outras, vieram para potencializar o aprendizado e mudar sua perspectiva. Gratuitas ou pagas, nacionais ou internacionais, extraia sempre o que há de melhor em cada uma delas para elevar suas aulas a outro patamar. Com curiosidade e criatividade, tanto professores quanto alunos atingirão seus objetivos educacionais sem perder a qualidade do ensino.

Criado por Colégio Lectus
Image
O Colégio Lectus preparou esse espaço para compartilhar conteúdo relevante do mercado da educação, fornecendo ideias e mostrando as tendências mais modernas na área. Inscreva-se abaixo e fique por dentro de todas as novidades!