Entenda como a metodologia ativa transforma o aluno em protagonista
A metodologia ativa de aprendizagem pode englobar diferentes práticas em sala de aula, mas seu principal objetivo não muda: fazer do aluno o protagonista da própria aprendizagem, participando ativamente de sua jornada educativa.
A fórmula de sucesso: atrelado à metodologia ativa, é necessário avaliar o conjunto de habilidades do estudante, em diversos âmbitos, fazendo com que desenvolva aptidões múltiplas para toda a vida. E é aí que o professor transforma o seu papel no sistema de ensino como um verdadeiro companheiro na jornada de estudos e não uma figura isolada que deve ser encarado como uma autoridade superior detentora e repassador de conhecimento.
Importante destacar que para começar a aplicar as metodologias ativas em instituições de ensino, é necessário que elas dialoguem com todos os outros projetos vigentes, assim como as diferentes iniciativas que fazem parte da dinâmica da escola.
Mas quais os principais recursos que podem ser empregados em sala de aula para aplicar a metodologia e como eles podem potencializar o aprendizado, verdadeiramente preparando o aluno para ser o construtor do próprio conhecimento e participante ativo nas aulas? Você sabe como funciona na prática? A partir de diversos recursos te ajudamos a desvendar a metodologia ativa e como ela funciona na prática.
Conheça 3 recursos importantes que viabilizam a prática:
Design Thinking
Recurso muito utilizado por empresas para criar produtos ou estratégias e para inovar, essa maneira de pensar também se aplica muito bem à área da educação, pois propõe acima de tudo, construção e comunicação coletiva com empatia. É uma maneira de organizar ideias em busca de soluções práticas, mas também pode ser uma maneira de transmissão e absorção de determinado conhecimento.
Ao se aplicar o Design Thinking na educação, o estudante é colocado como ator do processo, e não mais como simples receptor de informações, ou seja, analisa o problema, expressa seu ponto de vista, expõem suas dificuldades e elabora soluções para prototipar ideais. A cara da nossa filosofia educacional. E o melhor: o processo é realizado de maneira coletiva para que o estudante compartilhe das múltiplas abordagens para um mesmo problema. Além disso, nenhuma resposta é perfeita e as melhores soluções surgem quando se reúnem perspectivas aparentemente divergentes.
Sala de aula invertida
Neste formato específico de aprendizado, o professor propõe um conteúdo em sala de aula e antes mesmo da exposição da aula, os alunos já entram em contato com ele em suas casas, por meio pesquisas e materiais digitais como videoaulas, apresentações e podcasts. Em sala de aula, os alunos tiram as dúvidas que foram levantadas, debatem e trazem assuntos complementares para desenvolver projetos e atividades em grupo.
O principal ganho deste processo é que ele respeita o tempo de aprendizagem de cada indivíduo, que entenderá a quantidade de conteúdo que precisa estudar e absorver, assim como o tempo de exposição ao tema antes de chegar na sala de aula.
Além disso: construção de conhecimento, automotivação, criatividade, colaboração, organização e autonomia, aprendizados válidos para muito além da sala de aula.
Aprendizagem baseada em projetos
Também chamada de project-based learning (PBL), por meio de projetos inovadores, a aprendizagem baseada em projetos relaciona a construção do conhecimento à investigação e proposta de soluções para situações reais. O conhecimento é construído a partir de um trabalho profundo de investigação que visa responder uma pergunta complexa, problema ou desafio a partir de pesquisas, elaboração de hipóteses e outros recursos até chegar a uma solução. De maneira geral ela faz com que os alunos construam seus saberes de forma colaborativa, por meio da solução de desafios. O uso de recursos vai além do material didático pois é necessário criar, explorar e testar hipóteses, desenvolvendo nos alunos um perfil investigativo e crítico.
No Colégio Lectus, um dos pilares do método de avaliação culmina em um Projeto Interdisciplinar que envolve todas as matérias, sempre com o tema anual da UNESCO.O objetivo aqui é oferecer projetos que vão além da sala de aula, com imersão linguística e cultural por meio de oficinas temáticas e visitas pedagógicas para conhecimento e investigação, exploração de temas e eventos multiculturais, o que torna possível o desenvolvimento do olhar macro sobre as questões do mundo. O projeto finaliza com um documento oficial de todo o estudo, apresentação para banca de avaliação, uma Mostra Cultural aberta para o público e prototipagem com soluções práticas e viáveis frente ao tema levantado, desenvolvendo a capacidade de solucionar os problemas verificados.
Outros recursos também importantes no contexto da metodologia ativa são: aprendizagem baseada em problemas, focada na parte teórica da resolução de casos; gamificação, com utilização de elementos como jogos e desafios em situações de sala de aula; aprendizagem entre pares; que promove a formação do pensamento crítico e a capacidade dos alunos de respeitarem opiniões divergentes; cultura maker, que promove atividades “mão na massa”; storytelling, com contação de histórias e estudos do meio, que utiliza elementos como jogos e desafios em situações de sala de aula.
A empresa Geek One, plataforma de educação baseada em dados, desenvolveu um infográfico com 7 passos para aplicar essa abordagem da educação no novo milênio. Vale a pena conferir.
E os benefícios da metodologia ativa vão além! Abordamos no artigo Desvendendo a metodologia ativa de aprendizagem como o método é essencial inclusive para o futuro, transformando os alunos em adultos motivados, com espírito de coletividade, protagonistas da sua história, independentes, criativos e com raciocínio lógico mais apurado, além de motivados.