Metodologia - Colégio Lectus

Metodologia do Colégio Lectus

A metodologia do COLÉGIO LECTUS promove a construção do conhecimento e a autonomia de pensamento por meio do sistema de ensino SAS.

Os conteúdos a serem ministrados encontram-se disponibilizados no iPAD – ferramenta didática usada em sala de aula por alunos e professores, um meio de estudo e de pesquisa para as diferentes disciplinas.

Essa proposta está aliada aos novos conhecimentos que o mundo tecnológico e informatizado demanda. As aulas são interativas e os recursos tecnológicos (iPAD, Data Show, vídeos etc) possibilitam a troca de conhecimento de forma autônoma e responsável. O professor é o mediador na sala de aula e o aluno o agente do processo de aprendizagem.

O objetivo é dinamizar, cada vez mais, as aulas ministradas, bem como propiciar ao aluno soluções pedagógicas que o estimulem a aprender com eficiência e criatividade.

Portanto, por meio de uma proposta sócio construtivista, considera-se os aspectos cognitivo, afetivo/emocional e social de cada educando, a fim de que possa desenvolver habilidades e competências dentro de cada área de estudo, além dos valores éticos e morais de respeito e de solidariedade.

Metodologia Ativa

Nós, do Colégio Lectus, priorizamos o aluno acima de tudo. Por este motivo, a “metodologia ativa” torna-se essencial no nosso dia-a-dia pedagógico.

Este método centraliza o aluno e este se torna protagonista da ação. Antes, o professor se protagonizava priorizando o ensino, agora, a base principal é a aprendizagem.

O aluno, com isso, se torna um formador de opinião e trabalha sua capacidade argumentativa. Naturalmente, com este exercício contínuo, ele se torna um cidadão independente, mais responsável por suas ações e mais ativo na sociedade em que vive.

Como funciona?

Cada aluno é responsável por trazer parte do conteúdo à sala de aula antes que ela seja ministrada. Isso é factível através de pesquisas e/ou visualização de aulas virtuais disponíveis em nosso material pedagógico.
Ele pode ainda fazer exercícios simples e interativos após as vídeo-aulas.

Cria-se um debate, mediado pelo professor, onde cada aluno contribuirá com o que compreendeu deste novo conteúdo. Todas as dúvidas e questionamentos são bem-vindos.
No decorrer deste processo, o conhecimento/entendimento é aprofundado e construído a partir de novas objeções e respostas compartilhadas.

A revisão do que foi visto em sala de aula é feita por meio de exercícios/leituras direcionados pelos professores.
O aluno deve responsabilizar-se pelo cumprimento das tarefas, somente assim, terá internalizado o conteúdo e completado o processo metodológico com sucesso.

Para que esta metodologia dê certo os principais responsáveis – os pais – devem acompanhar a vida acadêmica de seus filhos, interessar-se pelos eventos que ocorrem na escola e outras situações importantes que interferem no pedagógico. Acreditamos que a família é soberana e não pode transferir responsabilidades aos outros. O lema da escola sobre o bom desempenho do aluno é que ele deve estar sustentado por um tripé: Aluno, Família e Escola, se um deles falha o tripé cai, o aluno cai. O Colégio Lectus dará o total apoio para que este tripé seja efetivo e se fortaleça cada vez mais.

Alguma dúvida? Use o formulário abaixo! Será um prazer responder você.