Mário Sergio Cortella - Colégio Lectus
single,single-post,postid-17025,single-format-standard,ecwd-theme-bridge,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,columns-3,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Mário Sergio Cortella

cortella-foto1

Mário Sergio Cortella

Mário Sergio Cortella (Convivência, ética, educadores, pais, docentes)

Cortella faz simbologias com a música “Trem das Onze”:

“Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar” – Não fique distraído com o que você tem para fazer.

img_0632-min

Lançamento do livro – Família Urgências e Turbulências

O Colégio Lectus foi conferir todas as novidades do lançamento do livro de Cortella – Família Urgências e Turbulências. Antes de um bate-papo com o escritor e professor, assistimos à participação de Cortella no congresso da Bett Educar. Foi um sucesso. O mestre criou belamente uma metáfora entre a canção “Trem das Onze” e a atitude do professor e pai. Confira no vídeo.

Pensamentos do autor:

• Ética tem a ver com hábitos, costume. Nos acostumamos, por ex, com tragédias, com ligar a TV e ver más notícias etc.

• Não podemos nos acostumar com a situação: Dizer: “A vida é assim, mesmo… Essas crianças são impossíveis, não tem o que se fazer! Eles não querem sabem de nada.”

• Essa é uma geração de adultos que desistiu, enfraqueceu. Quem ama não desiste. Quando se desiste de algo em sala de aula é porque o nosso amor pela profissão, pela vida, se acabou.

• A desistência nos causa um problema sério – qual é nosso legado? A educação escolar é apenas nosso emprego… um meio de vida? Ou é a nossa vida?

• Nem sempre o prático é o certo, às vezes o prático é prático apenas.

• Disciplina é poder fazer tudo, menos aquilo que se lhe é negado – dar referência de conduta aos filhos e alunos.

• Hoje em dia, o primeiro contato que a criança tem com o adulto é com você educador. Por isso, discipline seu aluno.

• Disciplina é necessário para se viver bem.

• Uma família não é uma democracia, nem a escola deve ser.

• A dignidade entre professores e alunos é igual, mas não é igual a autoridade. Você não pode dar autoridade para quem não tem o mesmo grau de responsabilidade.

• A ética é a capacidade de construirmos a nossa decência de vida. Nesta hora a escola tem uma tarefa importante. Ajudar seu aluno a ser ético.

Pensamentos Romanos:

• “O mundo que vamos deixar para nossos filhos depende os filhos que vamos deixar para este mundo.”

• “O impossível não é um fato, é só uma opinião.”

Ex.:

Impossível no Brasil um político corrupto ser preso… na sua opinião.

Impossível a turma do 3º ano ficar quieta… na sua opinião.

Impossível fazer meu filho comer legumes… na sua opinião.

Estes são apenas alguns dos pensamentos que guardamos conosco deste encontro maravilhoso.

Confira mais no vídeo: