O Fundador - Colégio Lectus

O Fundador

Prof. Alberto Dominguez

Professor Alberto Dominguez

Nascido em São Paulo, concluiu o curso de Física – em Licenciatura e Bacharelado – na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez pós-graduação em Análise de Sistemas na Universidade Mackenzie e graduou-se em Pedagogia pela Universidade Iguaçu – RJ.

Trabalhou como Físico no Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo e, posteriormente, no Instituto de Energia Atômica, também na USP.

Percebendo a sua tendência acadêmica, ingressou como professor de matemática em diversas escolas particulares em São Paulo.

Escreveu o livro “Funções” sobre funções matemáticas na década de 80. Tendo sido escolhido como paraninfo por mais de dez vezes durante o período em que atuou nestas escolas, decidiu montar a sua própria, visando a um currículo diferenciado da maioria das instituições, dando maior ênfase à formação postural e intelectual de seus alunos e objetivando, desta forma, uma maior aproximação entre escola, família e aluno.

O sucesso apareceu quase que imediatamente, atraindo para o Colégio Lectus alunos e pais que acreditavam que nenhum trabalho de aprendizagem poderia ser realizado com sucesso se não estivessem todos com o mesmo objetivo: o de tornar seus alunos formadores de opiniões e com extremo senso crítico perante a realidade que se transforma constante e incessantemente.

Não poderia, pois, ficar estacionado em conceitos e preconceitos já tão ultrapassados e apostou na tríade Pais, Escola e Aluno, para obter o sucesso que possui nos dias de hoje.

Por causa disso, foi reconhecido pela OPB – Ordem dos Parlamentares do Brasil e pela Academia Brasileira de Arte Cultura e História – sendo agraciado com prêmios que elevam aqueles que, de alguma forma, estão contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.

São Alguns deles:

PREMIO TOP QUALIDADE BRASIL SELO OURO PELA ACADEMIA BRASILEIRA DE HONRARIAS AO MÉRITO,

JÓIA JUSCELINO KUBISCHEK PELA SOBERANA ORDEM DO MÉRITO DO EMPREENDEDOR E TÍTULO DE COMENDADOR PELA MESMA ORDEM,

PREMIO “TOP OF QUALITY PLATINUM-EDIÇÃO ESPECIAL E LIMITADA”, ALÉM DO DIREITO DO USO DO SELO DE QUALIDADE,

O TÍTULO DE “DOM” E A GRÃ CRUZ DA ORDEM DO MÉRITO CÍVICO E CULTURAL PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HERÁLDICA E HUMANÍSTICA,

TROFÉU CHICO MENDES PELO INSTITUTO INTERNACIONAL DE PESQUISA E RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL CHICO MENDES ASSIM COMO O “SELO VERDE”,

TROFÉU SÃO PAULO DE RECONHECIMENTO E CRUZ DO MÉRITO ACADÊMICO E PROFISSIONAL PELA CÂMARA BRASILEIRA DE CULTURA,

RECONHECIMENTO DO MÉRITO DO TERCEIRO SETOR E RESPONSABILIDADE SOCIAL ,

ORDEM DO MÉRITO CRUZ DO ANHEMBI PELA SOCIEDADE AMIGOS DA CIDADE,

DOUTOR HONORIS CAUSA EM EDUCAÇÃO PELA ORDEM DOS PARLAMENTARES DE SÃO PAULO,

MEDALHA INFANTE DOM HENRIQUE PELA CAMERA BRASILEIRA DE CULTURA ,ENTRE OUTROS.

BIOGRAFIA NO LIVRO BRASIL DE A a Z , EDITADO PELO IBB – INSTITUTO BIOGRÁFICO BRASILEIRO ONDE CONSTAM OS DESTAQUES E PERSONALIDADES BRASILEIRAS ( PAGINAS 153 E 154).

PRÊMIO “HOMENAGEM RENATO RUSSO OUSADIA E ARTE” JUNTAMENTE COM CACÁ ROSSETI E ARI TOLEDO” E FOTO PUBLICADOA NA REVISTA CARAS,

SETE MATÉRIAS NO JORNAL “O ESTADO DE SÃO PAULO” E NO EXTINTO “JORNAL DA TARDE” , CITANDO AS DIFERENÇAS METODOLÓGICAS DO LECTUS VESTIBULARES E DO COLÉGIO LECTUS EM RELAÇÃO `A CONCORRÊNCIA.

MEDALHA E PERGAMINHO DE MERITO CULTURAL “ MIGUEL DE CERVANTES SAABEDRA” AO PROF: ALBERTO DOMINGUEZ NO GRAU DE COMENDADOR.

COMENDA DOM PEDRO I “ O IMPERADOR DO BRASIL” AO COMENDADOR PROF: ALBERTO DOMINGUEZ, ENTRE OUTROS…

Concluindo, vale uma citação de Pitágoras, feita há cinco séculos antes desta era, que dizia que seus discípulos deveriam apreender pelo menos três excelentes funções intelectuais: capacidade de  reconhecer erros, de se colocar no lugar dos outros e finalmente, de pensar nas consequências de seus comportamentos.

O Professor Alberto Dominguez acredita que esses pensamentos são extremamente atuais e que deveriam nortear a Educação Brasileira e Mundial.