Blended Learning - Colégio Lectus
single,single-post,postid-17011,single-format-standard,ecwd-theme-bridge,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,columns-3,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Blended Learning

nos-e-andy

Blended Learning

Encontro com  Andy Ross (Internacional) | Blended Learning

O Ensino Virtual em um ambiente misto – Tendências na educação nos EUA.

nos-e-andy

Executivo da K12, empresa com sede em Washington/EUA, líder mundial em educação virtual.

O Ensino Virtual que viabiliza o Blended Learning se tornou uma estratégia muito bem-sucedida nos EUA. Milhões de estudantes estão utilizando algum tipo de opção virtual durante o seu aprendizado no Ensino Básico. O ensino misto (presencial e virtual) tem demonstrado ótimos resultados por trazer a tecnologia para o aprendizado diário dos alunos, oferecendo uma abordagem personalizada para a sala de aula. O Colégio Lectus foi estudar de perto esta nova tendência e conseguiu um bate-papo exclusivo com o executivo Andy Ross.

Como são os gastos com a educação:

• EUA gasta nas escolas 12 mil dólares por estudante, por ano. E somente 10 porcento vem do governo federal. O resto vem do governo estadual e municípios.

O que ocorre quando se combina essas duas grandes estratégias em uma solução mista virtual (blended learnig)?

• O resultado é que se obtêm o melhor dos dois mundos em direção às necessidades individuais de cada aluno.

Essa estratégia está evoluindo ao redor dos Estados Unidos. Foram analisados vários modelos em que o ensino misto virtual está sendo utilizado, mostrando exemplos de escolas e resultados. Ao mesmo tempo, foram discutidas algumas das mais recentes tendências da educação nos Estados Unidos e como elas podem ser utilizadas com sucesso no Brasil.

Charter – escolas mantidas com recursos públicos, mas a gestão é privada. A Charter tem origem na década de 1980, curiosamente pensada para ser uma escola liderada por professores e para acolher os alunos que fracassavam nas escolas tradicionais. São financiada por 5 anos, e se elas mostram sucesso, continuam sendo financiadas pelo governo.

• Fulton County Schools – 100 escolas em 120 km, 100 mil estudantes, e todas estas são escolas charter. O município decide o que essas escolas devem fazer. Dai cada escola decide como trabalhar. Cada escola é coordenada por pessoas da comunidade e família. Todas as crianças do 3o EF até o EM tem um iPad com acesso à Microsoft.

Projeções:

• em 20 anos 93% dos alunos serão de escolas charter.
  • O futuro é o Ensino baseado em projeto, ensino personalizado e ensino misto.
  • 1 milhão e 200 mil alunos nos EUA estudam em casa.

Sistema Blended Learning – você pode personalizar o ensino da escola.

Exemplo de ensino misto (blended learning):

• Todo online. Os alunos cursam as programações online e somente vão à escola se sentem necessidade. Podem frequentar o prédio na escola 6 horas semanas para seminários, workshops ou desenvolvendo projetos.
  • Inicialmente tinham um problema porque seus alunos não eram aceitos nas universidades. Por isso, eles introduziram cursos onlines mas com matéria universitárias, assim ingressavam na faculdade já tinham cursado o 1o ano do ensino superior.
  • Os estados avaliavam os alunos, e somente 25% passaram nesta avaliação. Após implantarem o ensino misto, a escola tem 92 porcento de sucesso. Os professores ficam dispostos em uma sala enorme, com 300 campos de trabalho e os alunos podem tirar suas dúvidas.

Porque alunos dos EUA estudam à distância?

alunos-online

Benefícios para os professores:

• Eles descobrem que estão ensinando, finalmente…

eua-online

E você? O que acha?

O Brasil se beneficiaria de um formato de ensino semelhante?

Quais seriam as mudanças necessárias?

1Comentário