Bilingual Program - Colégio Lectus
16180
page,page-id-16180,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ecwd-theme-bridge,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,columns-3,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive
 

Bilingual Program

The Bilingual Program by International School.

O Colégio Lectus é parceiro da INTERNATIONAL SCHOOL, que desenvolveu um programa de ensino de Inglês, como um segundo idioma, denominado BILINGUAL PROGRAM. Este programa visa proporcionar a imersão total na língua inglesa utilizando materiais didáticos, paradidáticos e concretos desenvolvidos especialmente para garantir um aprendizado efetivo e diferenciado do idioma inglês.

 

Portanto, agora o seu filho estuda em uma escola em que há um PROGRAMA CURRICULAR BILÍNGUE!

colégio lectus

O Eagle Project nasceu de uma necessidade observada através de estudos modernos – o ensino brasileiro não está suprindo a defasagem da língua estrangeira comparado a outros países da América Latina.
Assim, pensamos e desenvolvemos um projeto que visa trabalhar com as potencialidades de nossos alunos, exaltando suas qualidades e lapidando suas dificuldades.
O projeto é um sucesso e visa capacitar o aluno para a certificação de fluência de língua inglesa.

Uma proposta inovadora de Educação Bilíngue para a nossa escola, a qual alia inovação, criatividade e aulas práticas dentro de um ambiente de total imersão linguística. Os alunos aprendem em Inglês e, assim, adquirem proficiência na Língua Inglesa de maneira contextualizada e dinâmica. Contribuímos para o desenvolvimento integral com foco em habilidades e competências para a vida inteira.

Nosso compromisso é oferecer um programa diferenciado para o ensino da língua inglesa, que propicia um rico e variado ambiente de aprendizagem, permitindo, assim, que o aluno desenvolva competências e habilidades em todo o seu potencial. Tendo como referência a mesma metodologia utilizada na União Europeia – para o ensino do segundo idioma, todo o material da International School que nós utilizamos é baseado nas diretrizes do Ensino Integrado de Conteúdos e Língua, o CLIL (Content and Language Integrated Learning), bem como nos quatro pilares da UNESCO, oferecendo projetos que vão além da sala de aula, como imersão linguística e cultural por meio de oficinas temáticas e visitas pedagógicas para conhecimento e investigação do mundo, exploração de temas e eventos multiculturais, entre outros.

O programa possui dois grandes pilares:

Pilares da Unesco:

unesco

Aprender a conhecer

Aprender a fazer

Aprender a conviver

Aprender a ser

CLIL:

cill

Aprendizagem integrada de conteúdos e de língua

Utilização de outras disciplinas para a aquisição de um novo idioma.

Abordagem metodológica

A introdução a conceitos tecnológicos transforma a aprendizagem em algo motivador, tornando acessíveis os princípios de ciência e tecnologia aos alunos, desenvolvendo o raciocínio lógico e favorecendo a interdisciplinaridade. A Experiência de aprendizagem mediada (EAM) utiliza a análise de erros para reencaminhar o raciocínio dos alunos, tornando-os sujeitos de sua própria aprendizagem.

 

Valores
  • Experiências que permitem o autoconhecimento e conhecer o outro;
  • Ações que possibilitam desenvolver a sensibilidade, o sentido estético e a responsabilidade pessoal;
  • Atividades que promovem a autonomia.

 

Trabalho em Equipe

  • Exercício de funções que objetivam fortalecer as relações pessoais e as responsabilidades individuais, bem como desvendar potencialidades;
  • Questionamentos que geram hipóteses diferentes apresentadas e discutidas livremente.

 

Desafios

  • Situações-problema que geram ignição de ideias e ações;
  • Vivências inter e transdisciplinares;
  • Desafios que estimulam aprender a pensar (aprender a aprender);
  • Atividades que desenvolvam processos cognitivos, raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória, etc.

 

Projetos Interdisciplinares

  • Operacionalizar estratégias e ações;
  • Atividades que permitem errar para acertar;
  • Atividades lúdicas com o objetivo de colocar o conhecimento em prática
metodologia

Educação Bilíngue

Nosso Programa possui um currículo para o desenvolvimento das quatro competências e habilidades essenciais da língua inglesa.

Desenvolvimento
da compreensão auditiva

listening

Desenvolvimento da
oralidade

lectus-bilin

Leitura e Interpretação de
texto de forma contextualizada

reading

Produção
Textual

wrinting

Materiais Didáticos

Temos uma proposta inovadora de Educação Bilíngue repleta de aulas criativas e práticas dentro de um ambiente de total imersão na língua inglesa. Durante as aulas, os alunos aprendem não apenas o idioma, mas também habilidades e competências que os acompanharão por toda a vida e ao longo de suas carreiras.

fundii

Fundamental II – The X Factor

A Coleção The X Factor possui uma abordagem interativa que possibilitará o aprendiz a pôr o idioma em prática desde o primeiro instante. Nela, a língua inglesa é apresentada como meio de comunicação real através de textos escritos e falados que espelham situações cotidianas. Os recursos da Coleção The X Factor refletem os interesses da faixa etária do aprendiz motivando-o e oferecendo oportunidades para praticar inglês através de um processo de descoberta, inclusive com o uso de realidade virtual.

Educação Tecnológica LEGO® Education

O Programa International School engloba o uso da ferramenta LEGO® Education no ensino bilíngue, permitindo que os alunos trabalhem de forma criativa e autônoma, desenvolvendo projetos interdisciplinares. Os materiais que compõem o Programa incentivam os alunos a construírem modelos funcionais que podem ser utilizados para diferentes fins, de acordo com o tema da atividade e das abordagens linguísticas.

Além disso, permitem aos professores proporcionar oportunidades de aprendizado para o desenvolvimento de metas mais abrangentes:

 

  • Pensar de forma criativa ao criar um modelo funcional;
  • Desenvolver vocabulário e habilidades de comunicação para explicar o funcionamento;
  • Estabelecer ligações entre causa e efeito;
  • Refletir sobre como encontrar respostas e imaginar novas possibilidades;
  • Debater ideias e tentar concretizá-las;
  • Pensar logicamente;

Metodologia LEGO® Education

Possibilita o desenvolvimento da criatividade, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania, além de promover o relacionamento entre as pessoas.

 

Assim, permite ao educador praticar ações que desenvolvam motivação, memória, linguagem, atenção, percepção e emoção. Essa metodologia inovadora contempla quatro fases: Connect, Construct, Contemplate e Continue.

cccc

Connect

É nesta fase que acontece a conexão entre os conhecimentos que o aluno já possui com aqueles que ainda está aprendendo – e quando ele entra em contato com os temas que ainda irá trabalhar na fase seguinte. É também o momento em que o educador convida o aluno para participar da atividade prática, que será feita na etapa Construct.

 

Construct

O aprendizado ativo envolve dois tipos de construção: a física e a mental. Quando os alunos constroem artefatos no mundo “real”, simultaneamente constroem conhecimento na mente. O processo de construção física de modelos proporcionará um ambiente de aprendizagem fértil, onde o educador orientará quanto ao uso racional e efetivo da tecnologia e à aquisição de novos conhecimentos.

 

Contemplate

Nesta fase, os alunos são levados a pensar como funcionam suas construções. Eles experimentam, observam, analisam, corrigem possíveis erros e, assim, validam o projeto. Esse ciclo de análise oferece aos estudantes a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e, como resultado, eles desenvolvem conexões entre o conhecimento anterior e as novas experiências vivenciadas.

 

Continue

Nesta fase, os alunos são convidados a resolver uma situação-problema. Com isso, eles se mantêm em um estado de motivação intrínseca, fazendo com que o processo de ensino e aprendizagem se torne cíclico e contínuo.

Certificação

certificacao

O Colégio Lectus em parceria com a International School prepara os alunos para os exames internacionais Cambridge English. Uma das mais antigas e renomadas universidade do mundo, a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, já teve entre seus alunos 87 ganhadores do prêmio Nobel, assim como personalidades importantes para a história mundial, como Isaac Newton, Francis Bacon, Charles Darwin, Virginia Woolf e Lord Byron.

 

Ao redor do mundo, mais de 20 mil organizações aceitam tais certificados. Dentre elas há universidades e faculdades, empresas e órgãos governamentais. A certificação internacional é o resultado de um programa de excelência que oferece ao aluno um contato contínuo com o idioma em situações reais de comunicação.

 

Além disso, o Bilingual Program da International School + Colégio Lectus oferece semanalmente aulas com conteúdos desenvolvidos para familiarizar os alunos com o formato dos exames Cambridge English, que são oferecidos em diversos níveis linguísticos sempre respeitando a faixa etária e maturidade dos alunos.

 

Os exames Cambridge English avaliam e certificam o desempenho do candidato na língua inglesa. Eles usam materiais e situações do dia a dia em países que utilizam este idioma e cobrem as quatro habilidades – compreensão auditiva, expressão oral, leitura e escrita, o que comprova que o candidato pode usar o inglês em situações corriqueiras.

cambridge
cambridge2

Diferenciais

O Colégio Lectus em parceria com a International School oferece um programa diferenciado para o ensino da língua inglesa, que propicia um rico e variado ambiente de aprendizagem, permitindo, assim, que o aluno desenvolva competências e habilidades em todo o seu potencial.

cardboard
cognitivo

Vantagem Cognitiva

Devido ao constante uso de duas línguas, o bilíngue se torna mais atento, paciente e sensível a diferentes situações linguísticas. Além de pensar de forma mais flexível e criativa.

cultura

Vantagem Cultural

A Língua Inglesa é o idioma oficial de mais de 350 milhões de pessoas e a segunda língua de mais de 750 milhões. É a porta de entrada para o mundo!

material

Material didático áudio-oral-visual

Composto de cartões, material concreto, músicas, vídeos, CDs, fantoches, brinquedos, jogos e pôsteres.

artes

Estímulo aos sentidos e ao gosto pelas ciências, artes e línguas.

auto-estima

Potencialização da autoestima e da autoconfiança.

habilidade

Trabalho de competências e habilidades de forma lúdica e dinâmica.